quinta-feira, 7 de agosto de 2014

PNAIC: Jogos lúdicos ajudam no aprendizado da matemática em Lajeado



Por meio de jogos lúdicos, alunos da rede municipal de ensino estão aprendendo matemática. A proposta vem sendo colocada em prática através do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que já está em seu segundo ano.
Em 2013, o foco foi a área da linguagem, sendo que em 2014 a atenção se volta para o aprendizado da matemática, associado ao reforço de conceitos relativos à Língua Portuguesa, vistos no ano passado. Cerca de 70 professores da rede municipal receberam capacitação que agora é colocada em prática na sala de aula. 
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Bento, nesta quinta-feira (07), alunos dos três anos iniciais aprenderam um pouco de matemática se divertindo. Na turma do 2º ano, a atividade consistiu na medição de cada aluno com fita métrica. Após saber sua altura, os alunos confeccionaram fitas métricas personalizadas com a sua altura identificada por cores. Já a turma do 3º ano se divertia com o jogo de números escalonados, aprendendo a formar os números a partir de cada unidade, dezena, centena e milhar. Por sua vez, os alunos do 1º ano se focavam no jogo das trocas, juntando 10 unidades de palitos para conseguirem trocar por um prendedor.
“A matemática que se almeja é aquela que vá além da tradicional utilizada nas escolas, que se relacione com o cotidiano e o meio social dos professores e alunos”, afirma o coordenador do PNAIC em Lajeado, professor Márcio Caye. 
Já a orientadora do PNAIC na Emef São Bento, Maria Helena Herrmann, destaca que o aprendizado é alcançado tendo em vista que os jogos aliam a teoria e a prática. “Outro dia, os alunos aprendiam geometria analisando obras de pintores como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral”, conta ela. 
A troca de experiências entre os professores sobre o que vem dando mais certo também é outro benefício oriundo do pacto, cita a orientadora.
(Fonte: Site da Prefeitura de Lajeado)
Fita métrica apontando a altura foi pintada por cada um dos alunos.

Jogos dos números escalonados foi trabalhado com alunos do 3º ano

Alunos do 1º ano aprenderam brincando com o jogo das trocas.